barra1 logo Lisboa Norte

TRIBUNAL JUDICIAL DA
COMARCA DE LISBOA NORTE

Tribunais e função jurisdicional

Os tribunais são orgãos de soberania com competência para administrar a justiça em nome do povo

Nos tribunais, o Ministério Público representa o Estado, exerce a ação penal e defende a legalidade democrática

Mensagem do Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca

Está no Sítio do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte. Seja bem-vindo(a)!

Neste sítio, pretendemos dar a conhecer a estrutura do tribunal, bem como proporcionar informações úteis sobre o seu funcionamento.

Os tribunais são órgãos de soberania que administram a justiça em nome do povo, fazendo-o de forma independente de qualquer interesse ou poder, e apenas sujeitos à lei.
Em 2014 ocorreu uma reorganização nacional dos tribunais de primeira instância, passando a existir 23 tribunais em todo o país. O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte é desses tribunais.

Com sede em Loures, este tribunal abrange os municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Loures, Lourinhã, Odivelas, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. Aqui são julgadas causas de natureza civil, criminal, comercial, laboral e de família e menores. No separador “Tribunal Judicial” poderá encontrar informação detalhada sobre os juízos do tribunal e a área territorial abrangida por cada um deles.

Neste espaço, e num registo de transparência e rigor, serão divulgadas informações atualizadas e úteis sobre a estrutura e funcionamento do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte. Espera-se, desta forma, contribuir para uma melhor e mais adequada comunicação da justiça aos utentes e cidadãos, permitindo a correta perceção da função dos tribunais e da sua importância nas sociedades democráticas.


Rute Lopes









DIVULGAÇÃO

Portaria 267/2018»